sábado, 5 de fevereiro de 2011

Alone In The Dark - Inferno

ALONE IN THE DARK - INFERNO (PS2)

Antes de começar a jogar, vá em options e ative as legendas. Elas ajudam na hora de entender o que deve ser feito.

Fase 1 - Prédio em chamas e Estacionamento
Você é Edward Carnby, um agente secreto com amnesia. Você irá acordar em um quarto com a visão embaçada e algumas pessoas conversando. Pressione o botão R3 para enxergar melhor. Aperte sempre que perceber que sua visão voltar a ficar turva. Não é possível pular as animações ou quando os personagens conversam. Portanto, será necessário ter paciência. Quando finalmente Edward se levanta, caminhe para fora do quarto e siga pela escada, exatamente por onde o bandido mandar. Ao chegar no topo da escada, assista à animação e veja o bandido ser sugado pelas fissuras. A partir daí você estará sozinho, cambaleante e com a visão turva. Caminhe pelo corredor até encontrar uma câmara com espelho na parede. Aproxime-se e assista à animação. Vá para a passarela do poço do elevador e espere ele chegar. Caminhe para o teto do elevador e assista à animação.

Ande pelo parapeito até chegar na escada de incêndio. Suba e vá em direção à mangueira de incêndio. Aperte o botão X para desenrolá-la e novamente aperte o X para Edward descer por ela. Ao chegar nos exaustores, siga a instrução do jogo, do contrário o vento irá empurrá-lo e o fará soltar da mangueira, caindo até o fundo. Uma explosão no alto do poço irá deixar cair destroços, jogue o corpo de Edward para o lado (empurre o L3 para a direita ou esquerda) e continue descendo até achar uma entrada no lado direito da parede.

Edward novamente está dentro do prédio e siga pelo único caminho onde não há fogo. Assista à animação. Caminhe em direção ao outro quarto até achar uma sala onde a passagem esteja bloqueada pelo fogo. Pegue o extintor de incêndio e apague as chamas por completo. Vá pelo caminho desbloqueado e assista à animação. Siga a instrução de como destruir a porta com objetos e volte pelo mesmo corredor por onde você chegou, após ter saído do poço do elevador (é o único caminho, agora tomado pelas chamas). Use o extintor para apagar o fogo e siga pelo corredor, que irá se partir. Pule conforme a instrução e siga em frente. Você chegará a um quarto com as luzes apagadas. Caminhe por todo o quarto até que o prédio comece a desmoronar. Circule pelo aposento tentando sair dele pelos destroços do quarto, até que apareça uma nova animação.

Você estará agora em uma sacada. Escale a parede subindo pelo fio pendurado (pressione X). Suba até uma determinada altura em que seja possível balançar-se para cair no parapeito do prédio. Para largar a corda, aperte triângulo. Caminhe pelo parapeito. Os pedaços do prédio irão destruir o seu caminho e você terá de voltar apenas se apoiando nas mãos, com o corpo pendurado. Ao chegar no pedaço de parapeito que ainda está inteiro, aperte quadrado para subir e novamente para pendurar-se no parapeito acima de você. Siga em frente e proteja-se dos destroços até que seja possível cair no parapeito inteiro. Pegue a corda e pendure-se, apertando quadrado para dar impulso e soltá-la do carretel. Jogue o corpo para o lado e caia no parapeito seguinte. Agarre-se ao ponto indicado na parede e siga em direção à outra sacada. As paredes irão ameaçar cair, mas não caem. Caia na sacada e entre pela porta. Pule na laje destruída e siga para fora, onde uma corda estará pendurada. Suba até a corda te levar a uma sacada do andar superior.

Entre no quarto e arrombe a porta, que irá te levar a um cômodo destruído. Empurre a mesa para frente até que seja possível pular para o andar de cima. Após subir, você ouvirá um homem falar com você, que dirá para atear fogo em um objeto para iluminar o caminho. Se você cair novamente, agarre-se na laje próxima à janela e volte ao cômodo que você alcançou depois de subir na mesa. Pegue a cadeira e chegue perto do fogo saindo da parede. Procure uma posição em que Edward automaticamente aponte a cadeira em direção ao fogo. Use a cadeira como lanterna para seguir em frente. Ao chegar no corredor, o homem será carregado por um pedaço do prédio, que balança feito um pêndulo. Espere e pule. Caia no buraco em frente e pegue o extintor de incêndio para arrombar a porta do elevador. Assista à animação, onde você irá conhecer Sarah. Ela irá acompanhá-lo algumas vezes durante o jogo. As fissuras inutilizam o elevador e você terá de ajudar Sarah a escapar pela escotilha. Pressione X para ajudá-la e quadrado para você pular e sair do elevador. Edward encontra uma lanterna, que a guarda em sua jaqueta (aperte SELECT para acessar o inventário). Desça pela escotilha do outro elevador e assista à animação.

Zumbis irão para cima de você. Pegue uma cadeira e bata neles, até caírem ao chão (pressione L2 para travar e movimente o R3 para executar movimentos ofensivos). Explore a área até achar uma sala onde um guarda estará morto no chão. Pegue a pistola na mesa (DICA: Edward vira o rosto sempre que há um objeto que ele possa manipular) e siga as intruções para usá-la (L2 para mirar, R1 para atirar). Atire no cadeado do armário e pegue os dois pentes de munição. Saia da saleta e se ainda restar zumbis, atire neles ou economize munição: pegue a mesma cadeira e bata neles. Siga para uma porta que possui código para abrí-la. Perceba que 3 botões estão manchados de sangue, provavelmente alguém ferido passou por ali. Combine os 3 botões até abrir a porta (o código é 492). Desça as escadas até chegar ao estacionamento. Assista à animação.

Sara e Paddington aguardam o retorno de Edward. Siga a instrução do jogo e pressione o R3 para revelar coisas à sua volta. Procure uma porta aberta ao lado do portão de saída de carros. Passe para o outro lado e atire no cadeado para abrir o portão. Dois zumbis estarão andando de um lado ao loutro do estacionamento. Ignore-os e procure outra porta aberta, que irá levá-lo ao andar inferior do estacionamento. Desça as escadas e assista à animação. As fissuras irão pegá-lo e arrastá-lo. Aperte X para agarrar-se e quadrado para sair da fissura. Corra em direção aos carros amontoados e aperte X para entrar em um deles. Abra o porta-luvas e pegue um pente de balas. Saia pelo lado do motorista e corra para fugir dos vários zumbis que estão ali. Não se preocupe, as fissuras não chegam nesta parte do estacionamento. Procure um carro com os faróis acesos e entre nele. Olhe para o quebra-sol e pegue a chave. Se o carro não ligar, faça ligação direta. Movimente os olhos de Edward até aparecer a informação para abrir o painel e puxar os fios para ligar o carro. Não há uma combinação certa, o jogo é aleatório nesta parte. Combine os fios até sair faísca. Fique atento quando piscar na tela o botão R1 para dar ignição. Carro ligado, R1 acelera e L1 freio e marcha a ré. Use o estacionamento para se acostumar com o carro. O mesmo botão usado para acender e apagar a lanterna é usando no carro para acender o farol. Os zumbis fogem do carro mas você pode atropelá-los. Aperte o círculo do controle para mudar a visão em primeira pessoa para terceira pessoa, que é melhor para manobrar. Um carro em chamas obstrui a passagem. Saia do carro, procure o extintor, que está na área do estacionamento onde uma luz vermelha está acesa e apague as chamas do carro. Se algum zumbi tentar atrapalhar, bata neles até que sumam. Após apagar o fogo, vá para a parte traseira do carro e empurre-o, liberando a passagem. Atire no cadeado do portão para abrí-lo e volte para o seu carro. Acelere e saia dali. Ao passar pelo portão, vire à esquerda e suba pela pista em caracol até passar pelo fogo. Sarah e Paddington entram no carro. Siga para o outro lado do estacionamento e dirija até encontrar outro portão trancado sob uma luz verde. Dê marcha a ré e avance no portão, até arrebentá-lo. Assista à animação.

Fase 2 - Dentro do Carro
Edward, Sarah e Paddignton conseguem sair do prédio. As fissuras estarão atrás de você, portanto, acelere com o R1. Esta fase é chata porque segue o estilo tentativa e erro. Tome cuidado com os carros vindos em sua direção e com os obstáculos pela frente. Se você bater neles ou errar o caminho, a fase estará perdida e você voltará ao início dela. Aproveite para memorizar onde estão os obstáculos. Siga reto, desviando dos objetos. Ao chegar numa espécie de praça, contorne pela pista e siga até encontrar uma rampa. Assista à animação.

Fase 3 - Central Park
Você estará sozinho no Central Park e sangrando bastante. Edward pega o celular de Paddington e conversa com um paramédico, que o aconselha chegar até um banheiro público e procurar um kit médico. Siga na direção oposta à ponte e caia no buraco onde há zumbis e carros. Siga o caminho pela direita. Você irá passar por um carro debaixo de uma árvore. Siga em frente e você irá avistar a entrada do banheiro. Edward caminha devagar devido aos ferimentos. Seja rápido e entre no banheiro, onde um policial está morto no chão. Há um pente de balas perto dele. Dois bandidos irão entrar no banheiro, mas eles irão ignorá-lo por enquanto. Procure uma porta onde há uma placa de acesso restrito. Atire na fechadura para abrir e pegue o kit médico. Assista à animação. Siga as instruções de como curar as feridas de Edward. Saia desta sala e pressione o R3 para mostrar a saída. Pegue a lata de lixo e destrua a parede. Você estará diante de um abismo. Tome cuidado: se você cair, um bug do jogo irá levá-lo para abaixo de tudo e você ficará preso, tendo de reiniciar a fase. Pule no fio à esquerda e desça até ficar na altura para agarrar outro fio pendurado à direita de Edward. Dois exaustores cospem fogo. Suba pela segunda corda até chegar no topo da parede. Balance o corpo para a direita e caia no outro lado do Central Park. Um homem estará sentado no chão perto de uma porta. Morcegos-vampiros irão voar para cima de você (eles mordem!). O homem irá entrar no banheiro e trancar a porta, deixando você sozinho. Corra em direção ao ônibus escolar, mas tome cuidado com a árvore, onde há uma armadilha que o irá puxar para o alto. Entre no ônibus e pegue o kit médico no chão ao fundo. Saia pela traseira e corra novamente, até encontrar um quiosque aberto. Assista à animação. Saia do quiosque e ajude o homem a empurrar o carro. Entre na picape. O carro será agarrado e levantado do chão por algum bicho que possui tentáculos. Atire neles para o carro voltar ao chão. Caso fique sem munição, abra o porta-luvas do carro. Dirija até encontrar um homem com colete de operário e desça pela escada do bueiro.

Fase 4 - Esgoto
Edward estará sozinho nas galerias de esgoto. Siga pelos corredores até achar fios energizados bloqueando a passagem. Procure a escotilha no lado oposto e desça por ali. Procure a saída no labirinto (dica: zumbis são indícios de que está no caminho certo). Mate os zumbis com a pistola ou combine o spray de álcool com o isqueiro. Esta combinação é mais efetiva, mas não gaste muito o spray! Procure a passagem que estiver totalmente coberta de água. Passe por ela (vc não vai afundar), mate os zumbis, pegue o kit médico no chão ao canto e desça pela escotilha, mas antes, escolha o isqueiro.

Edward cairá no esgoto. Nesta parte da fase, a lanterna não funciona e você não conseguirá acessar o inventário. Não há inimigos aqui, mas o barulho de Edward se movimentando na água e a escuridão são suficentes para ficar em alerta. Siga em frente e vire à direita. Quando encontrar um pedaço de madeira boiando, vire à esquerda e siga no túnel escuro, até achar a luz saindo do alto da tampa de um bueiro. Vire à direita e suba pela escada de incêndio. Você sairá numa parte do esgoto onde verá a água correndo. Pegue a munição no chão e siga o curso da água. Edward encontrará uma enorme galeria. Caia nela e siga a instrução de fechar os olhos para revelar o que está em volta. Mate o zumbi. Perto da água caindo, há dois pentes de bala. Procure a cela onde a porta esteja caída no chão e aperte o quadrado junto à parede para puxar a escada de incêndio. Suba e você sairá num nível superior do esgoto. Pegue o kit médico no recuo de parede à esquerda e o machado do outro lado. Use para arrancar o cadeado do portão. Você irá voltar ao corredor onde estão os fios energizados. Corte a alimentação dos fios com o machado. Siga até encontrar uma cela fechada com kit médico e munição. Atire no botão que está dentro da cela e pegue os objetos. Continue em frente até chegar em outra escada. Largue o machado e suba. Você irá encontrar outra escada, protegida por uma porta. Aperte o botão na caixa presa à parede ao lado. Suba a escada. Você irá sair do bueiro e encontrar o local de construção, onde o paramédico disse que estaria em 20 minutos. Siga para dentro da cabana e arrombe a porta com a lata de lixo. Pegue o botijão de gás, acenda na boca do fogão e ateie fogo na parede de madeira ao lado da porta de grade. Largue o botijão e espere as chamas diminuirem para que Edward possa sair da cabana. Mate o zumbi com a pistola ou pegue a pá que está no chão, mais à frente. Siga para o fundo do terreno, onde a ambulância deverá aparecer após o barulho de batida. Caminhe em direção a ela e assista à animação.

Fase 5 - Carona na ambulância
Edward entra na ambulância, onde Sarah e o paramédico estão. Morcegos seguem eles e novamente você terá de proteger todos. Atire neles, usando as garrafas de álcool que estão no compartimento do veículo à direita. Eleve um pouco a cabeça de edward e jogue o álcool com o L2 e depois atire com o R1. Se precisar de munição, olhe para o paramédico e ele lhe dará quantas forem necessárias. Você terá de subir no alto da ambulância para matar o morcego gigante. Descarregue a pistola nele e vire para a escotilha sempre que precisar recarregá-la. Fique de olho nas laterais do carro, onde outro monstro irá subir e tentará atacar você. Após derrubar o morcegão, a ambulância irá deixar Edward e Sarah na rua. Procure o caminhão guincho e atire na alavanca para soltar o carro. Empurre-o para longe do caminhão mas tome cuidado com os zumbis. Procure outro carro, mais ao fundo do local e faça a ligação direta. Acelere em direção ao caminhão e use-o como rampa para fugir dali.

Fase 6 - Museu
Edward bate com o carro após avançar pela rampa do caminhão. Siga para o pátio dos fundos do museu, virando para a direita e tome cuidado com as fissuras. Procure o guindaste para atravessar para o outro lado. Corra e pule. Já no outro lado, procure o elevador de carga e entre pelo banheiro no segundo andar. Cuidado com o zumbi caído ao chão. Ele não está morto e tão logo Edward se aproxime, ataca. Coloque fogo nele e espere a criatura sumir. Entre na sala do banheiro que está aberta e pegue o kit médico e o botijão de gás. Arrombe a porta e corra para as chamas. Acenda o botijão e mande os zumbis para o inferno! Entre no gabinete e pegue munição. Siga o corredor e ateie fogo nos troncos de madeira que bloqueiam o caminho. Siga e queime os zumbis que aparecerem na sua frente. Chame o elevador e entre. Há munição ao chão.

Edward e Sarah chegam ao salão principal do museu. Sarah, medrosa, vai embora. Siga em frente e uma fissura irá trazer um monstro parecido com o da ambulância. Há munição em cima da base de uma estátua no centro do salão. Siga até o final e pegue um tubo de álcool. Jogue em cima da escada, para liberar o caminho e volte para pegar mais um tubo de álcool. Suba pela escada e mate o zumbi. Caminhe pelo corredor e queime o bloqueio. Se quiser, desça novamente e guarde na jaqueta mais um tubo de álcool.

Siga pelos corredores do museu até encontrar a cozinha. Pegue munição, kit médico e coquetel molotov. Combine este último com o isqueiro se for usá-lo. Siga pelo corredor que leva à outra galeria do museu. Outra fissura trará mais um monstro. Livre-se dele e explore o local. No balcão no centro da galeria, há munição. Haverá uma porta com código. Um papel-lembrete estará colado com o número 23 em cima do teclado. Procure o quadro de número 023 e pressione o R3 para revelar imagens. Atrás da assinatura do pintor do quadro, estará o número de acesso à porta (note que as letras do nome correspondem ao número do teclado de um celular, por exemplo). Digite o código na porta e siga pelo corredor que o levará ao pátio interno do museu. Tente abrir a porta de grade através do leitor biométrico. Um guarda irá se aproximar e, após a animação, abrirá para você. Siga o corredor até chegar numa espécie de almoxarifado. Acione o elevador de carga e desça até o galpão do museu. Pegue munição numa caixa aberta à direita. Procure a empilhadeira e use-a para retirar as caixas que bloqueiam o seu caminho. Utilize o direcional para baixo para abaixar os garfos da empilhadeira e encaixá-los nas caixas. Retire apenas as duas da direita e você poderá passar livremente. Prossiga o caminho ainda pilotando a empilhadeira. Você terá de ser rápido para manobrar o veículo na descida, principalmente porque o trajeto é de descida e a empilhadeira seguirá no embalo. Tome cuidado com os buracos na pista se não quiser voltar ao início do percurso. Ao terminar a descida, passe ao lado do conteiner em chamas e siga em frente. Você pode encaixá-lo na empilhadeira para iluminar parcialmente o caminho, mas ele irá dificultar sua visão. No fim, você irá alcançar o setor inferior do galpão. Desça pela rampa e procure o kit médico no corredor onde vários conteiners e caixas estão empilhados. Volte e siga em frente até achar uma escada de incêndio. Pegue munição na caixa próxima à escada. Suba e pegue o coquetel molotov na prateleira, caso você não o tenha na jaqueta. Siga em frente e você irá encarar várias aranhas-aliens. Use o coquetel molotov ou arma desejada. Se preferir, pegue a marreta que está encostada no caixote. Após matar todos os oponentes, chame o elevador.

O elevador irá levar Edward para uma sala escura e semi-destruída no andar de exposições do museu. Pegue a marreta à esquerda, perto do cavalete amarelo. Siga e mate os zumbis. Pegue o extintor de incêndio e apague o fogo. Se for seguir em frente, irá ativar o sistema de alarme infravermelho contra furtos do museu. As portas se fecharão e você terá de apertar o botão ao lado da porta para desativar o alarme e seguir o seu caminho. Esta parte da fase é trabalhosa pois você deverá ter todo o cuidado para saber onde o laser passa e evitá-lo. Para isso, use o extintor para enxergar os feixes de luz vermelha. Procure não correr durante todo o trajeto. Atravesse a sala passando por outra, que possui comunicação com ela. Siga por fora das peças expostas, circundando-as. Chegando na sala de exposição de máscras africanas, você verá um leitor biométrico e ao lado, o botão que desativa o alarme desta sala. Aqui também há lasers. Não tem jeito: ative o alarme, volte e desative. Pegue o extintor e passe pelo primeiro feixe de luz. Siga em frente, passando pelas duas peças expostas. Mas cuidado: use o extintor para ver o feixe de luz, que desta vez não é fixo mas movimenta-se de um lado ao outro. Calcule o tempo e dê mais uns passos para frente e passe por entre mais duas peças. Assim, você estará no centro da sala. Siga circundando a maior peça que está exposta mais à esquerda da sala. Caminhe colado a ela pois há um feixe de luz ao longo da sala nesta parte. Use a fumaça para ter a referência do espaço para caminhar. Circunde o bloco e você verá que há um recuo. Entre ali para dar uma "respirada". Saia do recuo, ainda circundando a peça em direção à porta de saída da sala.

Edward chega a mais uma sala de exposição, mas o chão está destruído. Largue o extintor para saltar e continuar a missão. Você encontrará um corpo ao chão. Pegue a munição e siga em frente. A porta atrás de você será fechada automaticamente e Edward estará numa sala com portas de grade trancadas por leitores biométricos. As portas não irão abrir para você, pois não irão reconhecer suas digitais. Vá para o pátio do museu e você encontrará o segurança que abriu a porta para você morto ao chão. Mate os zumbis e o monstro que a fissura faz aparecer. Pressione R3 para revelar o antebraço do segurança que você deve cortar para abrir as portas gradeadas. Procure uma estátua próxima às grades do pátio e pegue o machado. Sarah, chata e apressada, irá pedir para você cortar imediatamente. Use o machado para cortar o braço do segurança. Pegue o antebraço e use nos leitores das duas portas. Entre na despensa que você acabou de abrir para pegar dois kits médicos. Siga o corredor passando pela outra porta agora aberta e entre no elevador de carga desativado. Há outro kit médico numa caixa aberta à direita. Cuidado para não cair no alçapão do elevador. Procure a escotilha, suba e procure uma barra de ferro encostada à parede. Use-a para soltar o freio do elevador e assim liberar o cabo. Desça da escotilha e agora use o cabo para descer pelo alçapão. Você chegará literalmente ao fundo do poço do elevador. Há um portão fechado, mas não há cadeados para atirar. Use o impulso de Edward para arrombá-lo (pressione quadrado). Siga pelo corredor e assista à animação.

Vá adiante quando a gosma negra se retrair. Você chegará a um outro tipo de galpão, com passarelas de ferro. Siga pela passarela até achar o equipamento de carga para acendimento das luzes. Gire o botão da esquerda até que todos os níveis do equipamento se acendam. Use a mão direita de Edward para ligar o equipamento. As luzes se acenderão e a gosma preta abaixo de você irá se retrair. Desça pela escada de incêndio no canto e acesse outro equipamento de carga. Quando você ouvir o barulho da gosma se mexendo, solte o equipamento e volte para junto de Sarah. Espere a gosma se retrair para novamente tentar acender as luzes. A gosma irá se retrair mais e você poderá caminhar para o próximo equipamento de carga, que está quebrado. Pule para a área oposta do galpão, onde a gosma preta não ocupa. Siga pelo canto da casa de madeira e pegue munição em cima do latão. Atire no cadeado da porta e entre.

Ao entrar no barraco, Sarah irá falar o tempo todo. Use a lanterna para iluminar o local, pois o abajur acende e apaga sozinho. Explore o local e use o R3 para ver os objetos brilhantes. Sarah irá dar uma geral no ambiente também. Note que uma porta possui o símbolo do jogo. Aguarde ela ficar assustada com os ruídos. Aproxime-se dos folhetos presos à parede e interaga com eles. Aguarde Sarah pedir para você ligar o gramofone, que irá tocar uma mensagem repetidamente. A partir daí, preste atenção nos outros objetos que brilham que mostram o símbolo X para você apertar. Sarah irá resolver o quebra-cabeça e irá golpeá-lo na cabeça. Assista à animação. Ao voltar do delírio, procure a parede de tijolos e aperte X. Agora, procure o quadro de luz e aperte X (DICA: siga o barulho de faísca). Edward irá abrir um compartimento secreto. Entre e pegue um pedaço de papel em cima de um suporte de madeira. Há um símbolo triangular desenhado na parede. Ignore as mensagens arranhadas na parede. Aguarde a chata da Sarah se assustar novamente e começar a falar. Pode demorar um pouco até que isso aconteça. Vá para o barraco e veja que a porta com o símbolo está aberta. Não se intimide pelos barulhos, não há monstros ali. Suba pela escada e assista à animação.

Fase 7 - Estação de trem
Escale a pedreira subindo pelo cabo pendurado no helicóptero caído. Balance o corpo em direção ao vagão de trem abandonado e pule para lá. Assista à animação e depois entre pela escotilha do vagão. Ele irá cair mas Edward se agarra ao cabo. Escale até chegar à terra firme e mate os zumbis. Siga pela plataforma. Pegue munição logo na entrada do corredor e o kit médico mais à frente. Mate as aranhas e o monstro. Siga até chegar à outra plataforma e mate a aranha. Pegue o kit médico na caixa em frente à porta aberta do vagão. Use o extintor para arrombar a porta do vagão que dá para os trilhos. Desça e siga em frente. Mate os zumbis. Caminhe até o final dos trilhos e pegue a munição. Use a lanterna, pois é muito escuro. Volte e suba pela plataforma oposta a que você veio. Há mais uma munição em cima da caixa. Continue em frente e mate as aranhas e zumbis. O caminho está bloqueado pelo buraco no chão. Entre no vagão, pule para a escotilha e caminhe pelo teto. Salte para o outro lado da plataforma e atire no conector que une um vagão ao outro. Entre no veículo e vá até a cabine do manobrista. Acione a alavanca e o trem irá partir. No fim do trajeto, o vagão irá se chocar e você terá de seguir a pé.

Saia do trem e vire à direita. Agarre o cabo e suba até o final. Siga em direção à casa e Peter aparecerá na sacada do segundo andar. Perto da janela do primeiro andar há munição ao chão. Cuidado com a gosma preta na entrada. Olhe para o chão e caminhe pelo canto até não poder mais. Pule para dentro e suba as escadas. No segundo andar, Peter o aguarda. Pegue o extintor, apague o fogo e suba mais um lance de escada para arrombar a porta. Você irá sair na sacada do terceiro andar. Vá pela esquerda e veja através do binóculo. Coloque o símbolo contra a lua e assista à animação. Fuja dos capangas descendo pelo cabo que está do outro lado da sacada. Corra para o carro que está estacionado nos fundos da casa e faça a ligação direta. Acelere e siga pela pista. Cuidado com os obstáculos à frente e continue acelerando. Quando o asfalto acabar, siga pela estrada de folhas secas mas cuidado pois ela termina no abismo. Desvie e continue dirigindo. Ao final, assista à animação.

Fase 8 - A caverna
Você e Peter devem seguir pela floresta. Vá por onde há alguns bancos de praça e siga por uma trilha que adentra a floresta. Procure uma escada feita de pedra que leva à Blockhouse. Ao entrar, assista à animação e preste atenção ao que Peter diz. Pressione o R3 para revelar o caminho que a luz deve seguir. Acenda a lanterna e guie o feixe de luz até completar o seu percurso. O chão irá abrir uma passagem e Edward irá descer por ela.

Siga pelo túnel subterrâneo. As tochas irão acender sozinhas e você poderá seguir o seu caminho até chegar numa espécie de teleférico que o levará a um nível inferior, onde há um feixe de luz contínuo que abre o portão toda vez que algo passa por ele. Arraste o móvel para a luz e passe pelo portão. Pule na rocha à frente depois na do canto. Vá pulando nas rochas até encontrar a plataforma que leva para o andar inferior. Para nossa decepção, daqui pra frente não há mais inimigos para derrotar. Apenas você e a música macabra (aliás, para uma cidade que está sendo atacada por criaturas elas andam bastante raras neste jogo).

Entre na câmara e você verá outro feixe de luz que aciona mecanismos. Pegue o suporte de madeira e empurre para o feixe de luz. Quando você ali, solte e corra para a plataforma móvel, que o levará para cima. Siga para o outro lado e pule à direita em outra plataforma, mais abaixo. Procure a corda e desça até o final. Balance o corpo para a esquerda e solte o cabo. Edward ficará pendurado segurando na parede apenas pelas mãos. Solte e mais uma vez você cairá em outra plataforma. Siga o caminho até achar outra corda para descer. À direita você verá outra corda. Balance o corpo em direção a ela para agarrá-la. Desça mais uns metros e à direita você verá uma entrada. Balance o corpo e jogue Edward para lá.

Siga o caminho e você verá uma longa passarela que leva a uma porta trancada. Pegue o palanque de madeira e veja que o pêndulo irá ativar mecanismos de defesa: estacas saem do chão da passarela. Trata-se de um quebra-cabeça e esta parte é chata e trabalhosa e não se admire se tiver de fazer a mesma coisa 4 ou 5 vezes. Vamos lá:

Olhe para o pêndulo e veja que a luz não consegue chegar ao outro lado para liberar a porta. Esta é a tarefa de Edward. Em cada seção de estacas na passarela, há dois feixes de luz, um de cada lado. Use o palanque na sua mão para movimentar os blocos que estão em volta da passarela. Enquanto você mantiver o objeto interrompendo o fluxo de luz, as estacas não aparecerão, mas o bloco irá mexer sem parar. Portanto, manere na dose. Encoste apenas uma vez para movimentar o bloco e de preferência no feixe à direita, para movimentar no sentido horário. Saia do alcance das estacas e olhe para o alto para checar até onde a luz alcança. Se mesmo assim você notar que a luz ainda não avançou, faça o mesmo processo para movimentar mais uma vez o bloco. Olhe para cima e caso a luz tenha avançado, siga em frente e repita o passo nas outras seções da passarela. Se tudo der certo, a luz alcançará a porta e irá abrí-la para você. É importante interromper o mesmo lado do fluxo de luz nas 3 seções de estacas.

Continue a viagem até chegar no penhasco com um comprido feixe de luz. Pegue o outro palanque de madeira que está encostado à parede e pare na plataforma para chegar ao outro lado (DICA: a câmera do jogo muda de eixo para dizer que você está no lugar certo). Pressione X para Edward encostar o palanque na luz e movimentar a plataforma que você ocupa. Tome cuidado com as lâminas gigantes que aparecem em cada emenda na parede. Espere elas retraírem e continue o trajeto até o fim. Siga pela ponte de pedra e desça o caminho em caracol. Encare mais uma ponte de pedra sinistra e Edward alcançará uma galeria com paredes com espetos e outro feixe de luz no meio do caminho. Arraste o móvel de madeira para interromper o feixe de luz e a plataforma descerá, mas as paredes irão lentamente estreitar o caminho. Não se apresse: empurre o móvel até o quadrado mais próximo da entrada por onde você veio e espere as tochas passarem e incendiá-lo. Empurre novamente para o feixe de luz, corra para a plataforma e espere o fogo destruir o móvel e você possa subir e continuar a jornada. Siga para o lado de fora da galeria e procure a corda pendurada. Desça até o fim e caia na plataforma inferior e desça até encontrar outra corda. Agarre ela e desça. Você chegará a um salão onde aparentemente não há piso. Aperte R3 e você verá por onde Edward deve passar. Aqui não chega a ser um problema, mas você terá de apertar o R3 o tempo todo para saber onde está pisando. Use a visão em terceira pessoa para ser mais ágil na travessia. Ao passar pelo primeiro feixe de luz vertical, o teto irá começar a descer e Edward pode morrer esmagado. Seja rápído e alcance o feixe de luz que está do lado esquerdo do salão, e o teto irá retrair. Ainda com o R3 pressionado, siga o caminho que o leva até o outro lado do salão. Saia daí e novamente, uma ponte de pedra para você atravessar. Ela o levará a uma sala com uma enorme roda dentada no meio e um suporte em pedra. Com a ajuda da lanterna, procure nas placas de concreto que circundam o local o mesmo símbolo que estava na porta dentro do barraco na fase da gosma preta (lembra dele? É o símbolo que aparece sempre quando o jogo está carregando). Ilumine o símbolo e ele irá brilhar até fazer um ruído. Procure outra placa com o mesmo sinal e faça o mesmo. O suporte de pedra no meio da sala irá acender. Suba na roda dentada e mire em uma das portas de saída do local. Para saber qual a correta, veja qual delas é possível ver luz do outro lado. Ela se abrirá e mostrará um caminho de pedra e lá no final um outro palanque estará à sua espera. Use-o para quebrar a parede ao lado dele e um ancião estará sentado, meditando. Aproxime-se dele e assista à animação. Ele o levará de volta ao barraco da fase da gosma preta, onde Sarah o aguarda. O ancião e Edward irão encaixar duas peças no eixo de madeira no compartimento secreto. Sarah será sugada por uma fenda e voltará na forma de zumbi. Edward cai no chão e a visão fica turva. Sarah se aproxima dele e o encara, com dois olhos negros. Parabéns! Você chegou ao fim do jogo, mas a batalha aparentemente foi perdida.

15 comentários:

  1. Com certeza final sem graça por ser o numero 2 deveria ser mais emocionante....

    ResponderExcluir
  2. Vai ver colocaram esse final para q pudessem fazer uma continuação.

    ResponderExcluir
  3. to quase detonando ja to na caverna, mas não gostei do final muito tbm :/

    ResponderExcluir
  4. to quase detonando ja to na caverna, mas não gostei do final muito tbm :/

    ResponderExcluir
  5. O final não foi muito legal não mais,deve ter um motivo pra ser assim!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. como eu faço para usar o extintor para quebrar portas?

    ResponderExcluir
  9. Final com um pouquinho de se esperar para uma continuação

    ResponderExcluir
  10. Gostei do outro Alone in the dark do playStation 1.
    pra mim o enredo e todo o resto foi melhor que esse.
    esse é muito melancolico...

    ResponderExcluir
  11. Pô atirei na mulher e o bicho veio em min eu que fique com os olhos pretos.

    ResponderExcluir
  12. Na versão pra PS3 não tem a opção legendas.
    Complica bastante tentar zerar sem um bom detonado.
    WlW !!!

    ResponderExcluir