sábado, 5 de fevereiro de 2011

Atelier Iris

Início

Você começa com o alquimista Klein, e estará numa floresta chamada Lápis Woods, sendo atacado por um falcão. Nesse momento, Lita aparece para ajudá-lo. Basta atacar continuamente e o inimigo fugirá. Use o comando “Element Extraction” na pedra azul perto das raízes da grande árvore e em outros objetos. Vá para cima até reencontrar o falcão. Acabe com ele usando a Bomb Ice no Mana Synthesis.

» Mana Item (Bomb Ice): automático no início do jogo.

Conhecendo Kavoc

Kavoc é a cidade mais importantes do jogo. Lá, existem bastante objetos para extrair Mana – você terá que fazer isso sempre que estiver com baixa quantidade de alguma delas.

Vá para a Taverna e Norman pedirá para entregar o almoço da Grocery Store e do Magic Shop. A primeira está logo em frente à taverna, em direção às flores coloridas. Fale com Lyla para deixar a comida. A segunda está na outra parte da cidade, logo à direita de quando mudar de tela. Entregue a outra comida para Veola.

Fale com Norman para ganhar 100 coles pela missão cumprida. Volte para o Grocery Store, fale com Lyla e pegue seu primeiro baú de Mana Item. Siga para a taverna e conheça Delsus. Depois da conversa, o caminho até a Tower of Airfen estará aberto.

» Mana item (Heal Jar): no quarto ao fundo na Grocery Store.

Rumo a Tower of Airfen

Saia de Kavoc, vá para o sul, atravesse a Lapis Woods e continue seguindo pelo mapa até alcançar a elevada Tower of Airfen. Entre no teletransporte rosa, que está no meio da tela, para alcançar o topo da torre. O caminho para Henmil´s Gate será aberto. Retorne para o mapa principal e siga para norte até o portão. Lita estará lá e, depois da cena, ela entrará em seu grupo.

» Mana Item (Herbal Drop): no topo da Tower of Airfen

Lar Doce Lar

Chegando em Kavoc, vá direto para a Taverna e converse com Norman. Pegue o Tingleberry pedido por ele no Magic Shop e, depois, entregue-o a ele. Após a conversa, você finalmente terá um lar e poderá explorá-lo. Saia da cidade e vá para a floresta caçar seu primeiro Growloon (absorva-o com “Element Extraction”), conhecer Arlin e lutar contra uma Mandrágora e alguns Punis.

A luta é fácil, basta concentrar os ataques na Mandrágora, acertando mais inimigos de uma vez. Volte para a Taverna para terminar seu primeiro serviço e ganhar algum dinheiro. Aproveite para comprar alguns itens e fazer alguns Mana Itens para, em seguida, voltar a sua base.

Fugindo pelo esgoto

Vá para a Catedral na segunda parte de Kavoc para conversar com Beggur. Depois da discussão por causa de Uru (Fire Mana), você terá que fugir pelo esgoto sendo ajudado por Delsus, que agora fará parte de seu grupo. Para achar a saída, siga pelo caminho à esquerda, depois passe pela ponte em frente aos blocos rosas, vire para baixo, atravesse as duas pontes de madeira e pule por cima dos blocos rosas e pretos (veja foto abaixo). A saída levará até a Grocery Store. De volta ao lar, Delsus ensinará o caminho até Outdoor Theater e Lake Forwell e Uru se unirá a você. O poder dele permite que destrua alguns objetos.

Trabalho em Lake Forwell

Saia de Kavoc e siga para a direita no mapa principal até encontrar um rio. Agora, vá para o sul e entre em Lake Forwell. Ao conversar com Gemlis, ele pedirá Stained Grass. Volte para Lapis Woods e suba a grande árvore para encontrar uma Broken Grass, o que é o suficiente para cumprir a missão. Entregue-a para Gemlis e volte para Kavoc.

» Mana Item (Sleepaid): ao lado de Gemlis.

Growloons

Existem dois ao sul de Lake Forwell, num lugar chamado Field.

Fantasmas no esgoto

Converse com Norman na Taverna e ele contará sobre um fantasma no esgoto. No caminho até lá, você conhecerá Dia e Yach, duas crianças que estão discutindo sobre tal aparição. Dentro do esgoto, siga até as pedras rosas que impedem a entrada na sala com eletricidade para ver uma curta cena com Pamela. Volte para sua casa e encontre Dia preocupada com Yach. Procure-o no esgoto. Faça o caminho como se estivesse indo para a saída que leva a Grocery Store para encontrá-lo sendo atacado por um fantasma de verdade (foto). Ele é imune à maioria dos ataques. Use Klein para acertá-lo com o Bomb Ice, e Lita com o Force Blast. O restante dos ataques deve ser usado para eliminar os Punis.

A ladra

Volte para sua base e Lita pedirá um tempo de descanso. Com Klein e Delsus no grupo, vá até a segunda parte de Kavoc e, em seguida, volte para ativar uma cena. Agora busque Lita em sua base e siga rumo ao Outdoor Theater, localizado na primeira entrada ao sul seguindo para a direita de Kavoc. Assista ao espetáculo e, depois, descubra que uma misteriosa pessoa roubou alguns itens seus.

Ela estará em Kavoc e depois fugirá para Lapis Woods, onde será encurralada por Beggur (foto). Enfrente-o e, durante a batalha, use o Power Shot de Delsus em Ein para empurrá-lo para trás, deixando mais fácil acertar os dois capangas de uma só vez. Mate-os primeiro e depois derrote Beggur. Lembre-se sempre de tentar quebrar ataques carregados de alguém, concentrando seus golpes nele. Vença a batalha para ver a ladra escapando novamente. Siga para sua casa para descobrir um pouco mais sobre a gatuna.

Conseguindo o Visa

Vá até Lake Forwell e converse com o Captain, ao lado do navio, e peça para que ele o leve ao outro lado do rio (Crossroads). Automaticamente, você aprenderá a ir até a Collector´s Caravan e Proselyte Encampment. Visite o primeiro (ao norte). Lá, você conhecerá Lector. Ela lhe dará o Visa que permite acesso onde a ladra está. Volte para Crossroads (foto) e tome o caminho da direita para chegar até Proselyte Encampment. Você conseguirá atravessá-lo devido ao Visa.

» Mana Item (Flame): ao lado do save em Proselyte Encampment.

Atravessando Iris´ Resting Place

Siga em frente pelo Proselyte Encampment até chegar em Iris´ Resting Place. Alguns inimigos vão ser do tipo fantasma. Lembre-se que, para vencê-los, você deve atacá-los com magia. Mana Items ou o ataque normal de Klein darão conta do serviço. Vá pelo corredor inicial até ver uma cena perto de uns pedestais e explore a região à esquerda para encontrar uma porta que leva até o “furnace”. Descanse e salve (se quiser) e, depois, saia da sala, retorne até o ponto onde tem algumas pedras rosas e pretas, absorva as pedras com seta e prossiga até uma estátua.

Pressione X para liberar Plua (darkness Mana; foto).Vá pelas escadas que descem à esquerda, tomando cuidado com os espinhos, e passe por um símbolo azul. Encontre Mull, que rouba o Ruby Prism de Lita e desaparece. Siga pelo corredor para chegar até Poto´s Forest.

» Growloons:

Logo na entrada você verá um. Faça o contorno pelo lado para visitar e derrotar outro, usando o poder de Uru e indo pela lateral até alcançar o primeiro.

Um Growloon estará no canto superior esquerdo da Iris´ Resting Place. Escale alguns blocos rosas e azuis antes de encontrá-lo.

» Mana Item (Mana Jar): está ao lado da estátua em que Plua (foto) estava dormindo. Faça o contorno pelas escadas para poder alcançá-lo.

Recuperando os itens

Vá pelo caminho da esquerda em Poto´s Forest (foto), passe pelos troncos que servem de ponte, pule para alcançar o andar superior e atravesse o rio, novamente, por cima do tronco e continue para a esquerda até mudar de tela. Agora você está em frente à casa da bruxa Zeldalia. Descanse e salve para, em seguida, entrar e conhecer a bruxa e sua ajudante (a ladra) Norn. Para recuperar seus itens, você terá que provar sua força tendo que enfrentar a ladra. Use seus ataques mais fortes para acabar com todos os Punis azuis. Depois, concentre seus ataques no Master Puni (use o Mana Item Flame) e, por último, em Norn. Após vencer a batalha, descubra as verdadeiras intenções de Zeldalia e Norn entrará para o grupo.

A verdade sobre Lita

Volte para Iris´Resting Place, na parte onde existem os três pedestais (à direita do “furnace”). Durante o trajeto, use o poder de Uru (fogo) para destruir blocos rosas que estiverem no caminho. Depois de uma cena com uma Mana em cada pedestal (foto), uma porta se abrirá. Para chegar até ela, volte até o símbolo azul próximo à saída que leva para a casa de Zeldalia e vá para cima, subindo algumas pedras e dois lances de escada. Ao chegar lá, você verá uma cena chave para a história e, depois, terá que retornar para conversar com Zeldalia. Ela dirá que Lita enfraquece com o tempo, precisando recarregar suas forças com um banho de mana de vez em quando. Arlin aparecerá e testará Klein em uma batalha que não se pode vencer. Em seguida, ele decide acompanhar sua missão de recuperar o Ruby Prism para Lita.

Antes de partir para Kavoc, converse com Zeldalia para poder escolher entre receber um Mana Item (Ether Bulb) ou uma habilidade (Living Item).

» Mana Item (Ether Bulb): será recebido de Zeldalia, caso não deseje a habilidade.

Puni God

No caminho de volta para Kavoc, você será transportado para o mundo de Mana. Lá, você poderá comprar alguns itens, aprenderá a forjar armas, poderá equipar Mana e ir para Kavoc, automaticamente, usando o teletransporte. Retorne para sua casa e Delsus deixará o grupo. Vá até a Taverna para reencontrá-lo e conseguir um trabalho com Pilke. Encontre uma Super Puni Ball no Puni God (foto) – ele está localizado à esquerda da Tower of Airfen. Agora vá para o Puni God e entre dentro dele. Caminhe no estômago, sempre pelas partes mais longas. Não há como se perder. Ao chegar no fim do percurso, terá de enfrentar o Super Puni, numa batalha que não é difícil. Use o Wide Item de Klein com a Bomb Ice para eliminar os Punis vermelhos e, depois, derrote os dourados. Por fim, use seus ataques no Super Puni (Dark Arrow de Delsus funciona bem). Saia pela passagem atrás do Super Puni, retorne para Kavoc e entregue a Super Puni Ball para Pilke.

» Mana Item (Love Gem): dentro do Puni God, que estará bem visível, no meio do caminho.

O pedido de Hagel

Siga para a loja de armas para falar com Hagel, que lhe pedirá um mineral que está em Arcose. Para chegar até lá, vá até a saída de Iris´Resting Place na Poto´s Forest e siga pela direita (lado oposto da casa de Zeldalia) para chegar no mapa principal. Caminhe pela única direção possível até chegar na Mine. Entre nela e visite uma loja de minério que está à direita da entrada.

Continue a percorrer o mapa principal e entre em Arcose. Vá para a loja mais à esquerda e suba dois lances de escadas para encontrar Villa, que está procurando sua irmã (ela tem o mineral pedido por Hagel), mas que saiu há dias para a Alexia Cave e ainda não voltou.

Para chegar até lá, saia de Arcose e siga pela direita, caminhando até encontrar uma montanha com lava (Valiant Path). Apenas ande para a esquerda e atravesse essa caverna, ignorando tudo que há nela. Continue seu trajeto pelo mapa até chegar na Alexia Cave. Comece a subir algumas pedras até encontrar um local com algumas caixas de madeira (foto) – não suba nelas ainda; siga pelo caminho da direita primeiro para encontrar Diemia (Stone Mana).

Agora volte, suba as caixas, continue andando, absorva as pedras e prossiga para a outra tela. Pule o pequeno lago de lava e ande até ativar uma cena sobre uma porta na parede. Descanse, salve e, depois, siga para a direita, passando com cuidado pela lateral dos lagos de lava até encontrar um paredão de pedra com uma caixa em cima.

Use o poder de Diemia e você conseguirá subir o paredão e encontrar Hute, a irmã perdida. Na saída da caverna, consiga o pedido de Hagel. Retorne para Kavoc usando o teletransporte verde no topo de Arcose e entregue o mineral para o dono da loja de armas.

» Growloons:

Na entrada da Alexia Cave.

Ao lado das caixas de madeira (foto).

Após subir o paredão usando Diemia.

Existem 4, inicialmente, alcançáveis logo na entrada do Valiant Path, cuidado para alcançá-los com seus pulos.

» Mana Item (Mark of Courage): numa porção de terra dentro de Valiant Path. Dê a volta por outras pequenas ilhas até poder alcançá-lo.

Usando Diemia (opcional)

Com o poder de Diemia, você pode revisitar alguns lugares para encontrar Mana Items.

» Mana Item (Obake Bag): no esgoto de Kavoc, no canto inferior direito. Use o poder de Uru para quebrar os blocos rosas e depois use o poder de Diemia para subir as pedras pretas e chegar no item.

» Mana Item (Unholy Water): em frente da casa de Zeldalia. Use o poder de Diemia para alcançá-lo em cima da abóbora.

» Mana Item (Cure Jar): em cima da Furnace, na Iris´ Resting Place. Use Diemia para alcançá-lo.

» Growloons:

Em cima da Furnace na Iris´ Resting Place, ao lado do Mana Item Cure Jar.

O seqüestro de Norn

Como de costume, volte para sua casa e descanse um pouco. Depois, vá para a tela onde está a capela para ver uma cena com Beggur. Retorne novamente para sua casa e Norn será seqüestrada por Beggur e levada para o esgoto. Siga-o. Ele estará na ponte mais à direita, ao lado dos blocos cor de rosa, entrando para a sala com eletricidade no chão (foto). Arlin a salvará e Beggur tentará fugir. Corra na mesma direção da fuga, suba a pedra preta, desça as escadas e use o tronco para ser levado até uma passagem secreta que leva até a capela.

Beggur estará esperando com sua tropa para enfrentá-lo. Essa luta dará um pouco mais de trabalho. Comece destruindo Tonta, mas concentre seus ataques mais fortes em Neun e, depois, em Drei, evitando suas magias de recuperação. Empurre Vier para trás usando algo tipo o Power Shot de Delsus para poder atacá-lo ao mesmo tempo em que causa dano em Beggur.

Sempre tente quebrar os ataques carregados de Beggur e não poupe Mana Items com Klein, e itens normais com os outros para recuperar sua vida. Após vencer a batalha, você estará em casa. É quando surge a idéia de invadir o Fort Galga.

O poder de Pilke

Pilke aparece para ajudá-lo na invasão ao forte. Vá para o norte de Lake Forwell até chegar em Fort Galga e reencontrar Pilke. Suba as escadas da lateral esquerda e direita do forte e derrote todos os guardas.

Na primeira etapa, são três batalhas do lado esquerdo e duas do lado direito. As lutas vão ficando um pouco mais difíceis, mas não apresentarão grandes problemas, pois você pode restaurar sua vida entre cada batalha – basta falar com Popo na tenda ao lado da primeira escada à esquerda.

Depois de derrotar todos os guardas, o exército de Pilke entrará em ação e destruirá o portão principal, revelando uma escada (foto). Suba essa escada para encontrar mais escadas e mais guardas. Dessa vez são quatro batalhas: uma em cada lado de cada um dos dois andares. Com o trabalho concluído, o último andar estará acessível e você deve derrotar o chefe do forte. Use Klein e o seu Wide Item combinado com um Mana Item de ataque para derrotar o maior número de lobos. Continue com essa técnica para outros inimigos. Agora use personagens mais fortes para derrotar Gunners e, por último, o Mr. Brigand (se ele chamar reforços, destrua-os, e depois volte a detoná-lo). Agora você poderá alcançar o Cleft of Nelvia.

» Mana Item (Aeroangel): suba o máximo que puder a partir da primeira escada na lateral esquerda do Fort Galga para encontrá-lo.

Cleft of Nelvia

Saia pela direita de Fort Galga e, no mapa principal, siga para a direita, depois para cima, até encontrar uma placa e, finalmente, para a esquerda. Você terá que passar pelo Cliff com o auxílio de Diemia. Continue seguindo até chegar num tipo de precipício. É lá o Cleft of Nelvia. Vá descendo e você passará ao lado de uma cabana. Ignore-a, por enquanto. Continue descendo até encontrar uma estátua que liberará Silwest (Wind Mana); o poder dela lhe protegerá de efeitos adversos do cenário. Volte e atravesse por dentro da cabana e continue para encontrar outra cabana. Desça as escadas e siga pela esquerda, sempre descendo, até achar uma placa e uma saída para a spring (fonte). Nela, você encontrará a Spirit of Spring (foto), que lhe pedirá para escolher entre uma jóia e uma pedra. Tanto faz a escolha, no final, você conseguirá o Mirror of Twilight.

» Growloons:

Existem 2 na Empty Tavern, ao nordeste de Fort Galga.

Existem 2 no Cliff ao norte de Fort Galga.

Logo na entrada de Cleft of Nelvia.

No caminho para a estátua onde Silwest está.

Poto´s Forest em perigo

Escale o Cleft of Nelvia para sair dele. Os Alkavanas terão transformado o Fort Galga em uma base deles. Já no mapa principal, siga para a direita até a Empty Tavern e use o teletransporte para Kavoc e, depois, vá para sua casa. Ao sair, após a cena com Norn, você ouvirá sobre monstros invadindo Poto´s Forest. Use o teletransporte na loja de mágica até a Collector´s Caravan, converse com Lector e libere Nymph (Water Mana) numa estátua ao lado direito.

Atravesse a Iris´ Resting Place até chegar em Poto´s Forest. Agora, cace todos os Growloons (lista abaixo) – isso o levará, automaticamente, para a casa de Zeldalia. Vá para o sudoeste até mudar de cena. Lá, você deve enfrentar o Jin Rider. Faça Klein atacar com o Mana Item Flame, Norn com seu ataque normal e Arlin com o Mana Strike. Basta repetir esses ataques, sucessivamente, enquanto recupera seu time usando o Wide Item combinado com o Heal Jar de Klein para vencer facilmente a batalha.

Após a batalha você ganhará o Mirror of Dawn. Volte até a taverna em Kavoc e fale com Norman para ganhar uma recompensa pelo trabalho.

» Growloons:

São 2 logo na saída de Iris´ Resting Place dentro da Poto´s Forest, um no canto a sudeste desse local. Outros 3 podem ser encontrados ao norte da saída em 2 áreas distintas praticamente vizinhas em cima de diversos troncos de madeira (foto).
» Mana Item (Newlife): no mesmo lugar onde ocorre a batalha com o Jin Rider.

A chave

Vá para a Heinmil´s Gate (ao norte da Tower of Airfen) e Klein tentará abrir o portão em vão. Depois da cena com uma voz misteriosa (foto), retorne para Kavoc usando o teletransporte. Ao chegar, você verá Marietta sendo perseguida por guardas. Derrote-os, usando ataques em área para destruir os grupos simultaneamente. Klein e seu Wide Item são sempre muito bem vindos. Com o fim da batalha, Marietta irá embora e Mull aparecerá.

Retorne para a casa. Depois da conversa sobre a porta trancada na Alexia Cave, o grupo decide ir até Arcose para saber mais informações (lembre-se de usar o teletransporte na loja de Veola para agilizar o caminho). Já em Arcose, vá à loja de mantimentos e fale com Villa. Depois, saia da cidade e vá para as minas (à esquerda no mapa) e fale com Hute na loja de pedras para ganhar a Dragon Hall Key, que abre a porta na caverna de Alexia.

Alexia Cave revisitada

Vá até o Save Point na Alexia Cave (ver “O pedido de Hagel” para localização exata). Desça as escadas (foto) para encontrar a porta que será aberta usando a chave de Hute. Siga pela caverna e você terá que lutar com o dragão que estava congelado. Essa luta é um pouco mais difícil, mas ficará bem simples se tiver Klein, Arlin e Delsus em seu grupo. Use Klein para recuperar o time e aumentar a força de Arlin com o Mark of Courage. Use o skill Double de Arlin para causar tremendo estrago, e o Power Shot de Delsus para impedir o inimigo de usar o ataque carregado. Depois da batalha, você aprenderá o caminho até Town of Duran.

Caminho até Town of Duran

Faça todo o caminho de volta até o Puni God e siga para oeste até chegar num lugar chamado Ka Luda´s Playground. Os inimigos aqui são bem mais difíceis que o usual. Por isso, não poupe itens, skills e, se necessário, fuja de algumas batalhas com muitas Assassin Dolls.

Entre e suba as escadas da esquerda. Passe a primeira entrada no tabuleiro de xadrez e entre na segunda, ao fundo. Vá até o fim do corredor, onde tem uma passagem para sair do tabuleiro e dê a volta pela direita até achar outra entrada (foto). Atravesse a passagem para sair de vez do tabuleiro, vá para a direita, desça a escada lateral e, no final dela, desça pela escada de corda para sair de Ka Luda´s Playground. Siga em direção de Duran. Você pode passar antes em Snowfield para descansar e salvar o jogo.

» Mana Item (Mark of Weakness): para alcançar, basta ignorar a escada de corda e seguir para a esquerda.

» Mana Item (Lightning Rod): em Snowfield, depois de atravessar Ka Luda´s Playground.

Test of Parodius

Logo ao entrar em Duran, você descobrirá que Delsus é filho do chefe da cidade. Vá conversar com ele na primeira casa à esquerda. Mas ele só ajudará se Delsus passar no Test of Parodius, que consiste em trazer um tesouro de Ka Luda´s Playground.

Volte até lá para encontrar um puzzle (foto). O objetivo é colocar as quatro peças brancas sobre cada um dos quadros quadriculados iluminados. Para mover as peças brancas e roxas, use o poder de Uru. As peças andam de 3 em 3 casas, a não ser que outra peça esteja na frente. Mova as peças roxas a fim de forçar que as peças brancas fiquem no lugar certo. Termine o puzzle para ganhar a Flame Sphere e volte para Duran, entregando-a para o pai de Delsus.

Após a celebração, por ter completado o Test of Parodius, fale novamente com o pai de Delsus para aprender como ir até a Forest of Ocean Mist que levará até a Land of Mana.

Jornada até a Land of Mana

Saia de Duran em direção ao sul e entre na Forest of Ocean Mist. Siga pelo portal acima, depois caminhe até uma escada de madeira, desça e vá pela direita, subindo no primeiro bloco móvel para ser levado até uma pequena ilha.

Siga pelo caminho, suba as escadas e atravesse a ponte, absorva a torre de pedra no trajeto e continue até um portal. Lá, há uma saída para o mapa principal atrás de uma muralha de pedra que pode ser absorvida por Klein.

Ande pelo mapa e entre na Garden of Eternity, caminhe pelo piso inferior, mude de tela e continue seu percurso. Ande mais até encontrar duas pilastras de pedra e, alguns passos depois, pule na direção de uma seta que vai aparecer e subir as escadas meio escondidas atrás dos arbustos (foto).

Agora vá por dentro de uma passagem. Absorva os Growloons e mude de tela. Use Diemia para subir no paredão e continue para cima até sair no mapa principal novamente. Siga em direção ao norte para encontrar a Land of Mana. Entre para ter uma conversa com alguns Manas e eles pedirão a Primal Gem, além de ensinar o caminho para a Gates of Change.

» Mana Item (Meteor): na Garden of Eternity, após ter subido as escadas meio escondidas atrás dos arbustos (foto). Siga pelo nível de cima em direção sudeste até encontrar o baú.

» Mana Item (Elixir): converse com a Chief of Water na Land of Mana.

» Growloons:

Na entrada da Garden of Eternity. Escale a muralha à direita usando Diemia para alcançar o Growloon e, no topo da muralha, dê a volta por cima até encontrar outro.

Siga pela parte inferior do Garden of Eternity até encontrar um lugar um pouco mais alto com um Growloon em cima. Use Diemia para alcançá-lo.

Na Garden of Eternity, depois de atravessar a caverna, quatro Growloons estarão no meio do caminho (um deles exigirá o poder de Uru para destruí-lo).

Em busca da Primal Gem

Saia da Land of Mana, vá para o norte e, depois, para o leste, a fim de chegar na Gates of Change. Use o teletransporte para ser levado até a Tower of Airfen, volte para casa e, na seqüência, vá para Arcose. Converse com Rurona ao lado do Save Point para aprender como chegar até o Flawless Marvel.

Use o teletransporte para Town of Duran e vá para oeste até chegar no Flawless Marvel. Esse local é cheio de teletransportes. Comece indo para a direita até usar o mecanismo e, depois, siga as seguintes direções ate encontrar mais teletransportes: baixo, direita, direita, baixo, direita.

Use Diemia para subir até o local com outro teletransporte, utilize-o para encontrar Aion (Life Mana), que possui o poder de recuperar sua energia enquanto não estiver em batalha. Volte pelo teletransporte e vá para a direita até encontrar o save point (foto).

Dê uma descansada básica e suba as escadas para encontrar uma gigantesca pedra – aqui você terá que lutar contra o Prism e uma ótima técnica para vencê-lo é fazer Klein usar o Mark of Courage em Arlin, e o Mark of Weakness em Prism. Feito isso, você pode usar o Skill Double para causar muito dano e derrotar seu inimigo em apenas alguns turnos. Mas tome cuidado com alguns ataques de Prism. Use o Magic Shield de Norn para protegê-lo. Vencendo a batalha, a Primal Gem será sua.

» Mana Item (Heal Bulb): à esquerda do save point, subindo as escadas e pulando pelas pedras.

» Growloons:

Na entrada do Flawless Marvel, vá para a direita, suba as escadas e você chegará no primeiro Growloon. Continue por esse caminho para encontrar outro.

A vila escondida

Use o teletransporte em Duran para ir até a Land of Mana mais rapidamente e você receberá o Ring of Iris ao chegar lá. Vá para o nordeste e passe pela Gates of Change para chegar a Tower of Airfen. Depois dessa viagem, Henmil´s Gate, finalmente se abrirá.

Atravesse o portão e siga para o Path of the Heavens. Ao entrar, vá para a direita e dê a volta até poder começar a escalar essa montanha pela parte da esquerda. Vá pelo sentido nordeste e encontre um animal ferido. Depois da cena, ele lhe guiará até a cidade deles (Hidden Village). Converse com o animal branco (Totopop, foto) à esquerda, ele ensinará o comando Transformation que permite transformar-lo num bicho pequeno e passar por lugares estreitos, além de cair de grandes alturas.

Com sua nova habilidade, retorne até a montanha (norte) e comece a escalá-la novamente, a partir dos blocos pretos usando Diemia. Vá para a esquerda e dê a volta para continuar subindo. Agora você precisará usar Diemia e sua nova habilidade de transformação para passar. Suba mais um pouco para mudar de tela e chegar a uma torre.

O caminho até Atelier Iris

Nessa torre, blocos marrons podem ser usados como elevador. Para começar, use o teletransporte, siga até a encruzilhada e vire para a esquerda. Na próxima encruzilhada, vá para cima e suba no elevador. Ande pelo corredor, vire na primeira à direita e suba mais um andar. Salve seu jogo no terceiro andar e siga para a esquerda. Caminhe por toda a lateral até encontrar outro elevador e chegar ao quarto andar. Vire na primeira à direita e use um elevador que descerá. Pegue o outro para chegar até a saída da torre (foto).

Suba um pouco no mapa principal para, finalmente, chegar em Avenberry. Caminhe um pouco para encontrar uma casa com uma tenda. Salve o jogo e descanse. Depois, siga em frente, suba as escadas, mude de tela e use o teletransporte. Pule por cima dos blocos com setas para poder passar por eles, destrua os blocos rosas, use Diemia para subir em cima dos pretos e, em seguida, Trasnform para cair e alcançar o teletransporte. Você chegará numa sala com mais dois teletransportes (foto 2): o que estiver sobre a pedra vermelha leva de volta para a entrada; use o que estiver sobre a pedra azul. Suba as escadas e converse com Iris e siga adiante na biblioteca (Atelier Iris).

» Mana Item (Vamp Fangs): desça dois andares usando o bloco marrom à direita do save point, no terceiro andar da torre para encontrar o baú.

Atelier Iris

Suba dois lances de escada, vá para a esquerda e use o primeiro teletransporte. Agora, siga para a direita, suba as escadas, caminhe para a direita e desça a próxima escada e use o segundo teletransporte (com Growloons em cima). Desça diversos lances de escada para encontrar o terceiro teletransporte. Escale a pilha de livros (foto) e você encontrará uma outra pilha para ser escalada – mas dessa vez é necessário usar Diemia.

Vá para a esquerda, destrua o livro que o impede de subir nas pilastras de pedra e depois siga por elas até encontrar uma estátua com Eital (Light Mana). Com o poder dela você pode evitar as batalhas aleatórias.

Volte pelas pilastras de pedra e entre no quarto teletransporte. Vá para a esquerda e você acabará encontrando um lugar para descansar e salvar. Continue pelo único caminho possível até chegar numa espécie de laboratório. Lá, enfrente o Book Eater. Essa batalha é mais difícil, pois o Book Eater usa muitos ataques de envenenamento; o melhor é nem tentar curá-lo disso, é preferível usar Wide Item de Klein junto com Heal Jar ou Heal Bulb a cada vez.

Se Klein estiver dormindo, não hesite em usar itens para curar seu time. Concentre seus ataques, primeiramente, no Totem, depois em Legion e, finalmente, no Book Eater. Após a batalha, você aprenderá que para fazer um Ruby Prism será necessário Gurgu´s Cane e um Reptile Egg. Receberá, ainda, uma Aroma Material. Com esse item você pode evoluir alguns Manas. Mas fique tranqüilo, também poderá retorná-los ao normal e pegar o Aroma Material para evoluir outro Mana a qualquer hora.

» Mana Item (Dirk): estará no meio do caminho, depois de usar o segundo teletransporte antes de chegar na biblioteca.

» Mana Item (Diselement): depois de entrar no primeiro teletransporte da biblioteca, suba todas as escadas possíveis e, depois, vire à direita para encontrar o baú do Mana Item ao lado de um outro.

» Growloons:

Dois Growloons estarão visíveis ao lado da primeira escadaria que desce na biblioteca, em Avenberry. Desça as escadas para encontrar outros dois (use Uru para alcançar um deles).

No caminho até o segundo teletransporte, terá 3 Growloons.

No caminho até o terceiro teletransporte, são 2 Growloons.

Após o terceiro teletransporte, ao escalar a pilha de livros (foto).

Mudança no time

Vá para a saída e Arlin revelará um pouco de sua história antes de deixar o grupo. Automaticamente, você será levado para perto de Kavoc, no mapa principal. Siga para sudoeste e veja uma cena entre Marietta e Beggur – ele é o próximo a enfrentar numa luta que não apresenta problema algum. Vencendo-o, Marietta une-se ao grupo que deve partir para a casa de Zeldalia na Poto´s Forest. Converse com ela duas vezes para ganhar como prêmio um skill ou um Mana Item (dependendo do que você escolheu no início do jogo). Use o teletransporte no andar de cima da casa de Zeldalia e vá para Town of Duran e converse com o pai de Delsus para aprender o caminho até a Tower of Marcus. Saia de Duran e, rumo ao sul, passe a entrada da Forest of Ocean Mist. Continue andando até encontrar a Tower of Marcus (foto).

Tower of Marcus

Ao entrar, a torre se levanta e você terá que enfrentar a fácil batalha contra o Water Guardian (que estava num tipo de pedestal). Basta destruir as duas águias e depois matá-lo. Serão vários guardiões ao longo da torre, não deixe que Klein morra em nenhuma delas, pois seus Mana Items são essenciais para causar dano. Lembre-se também que você pode voltar para a tenda e descansar entre cada batalha.

Sua missão agora é subir a torre para pegar o Gurgu´s Cabe. Comece pela primeira escada e logo encontrará outro pedestal (foto) com o Wind Guardian. Concentre todos seus ataques em Mega Virum, para só depois atacar o guardião. Nenhum ataque dela causará mais estrago do que você pode recuperar usando Klein ou Marietta. É só ter um pouco de paciência.

Use Diemia para pular por cima dos blocos, suba a escada, use-a novamente e encontre o Fire Guardian. Como de costume, concentre seus ataques nos capangas primeiro e, depois, nele. Use Bomb Ice de Klein para obter um bom estrago. Como você não tem mais Spheres para liberar os grardiões, suspenda a escalada e volte para Duran.

A última Sphere

Ao chegar em Duran, Faith falará que o nosso objeto de desejo está em alguma fortaleza É hora de voltar ao antigo Fort Galga. Vá até lá e enfrente Beggur. Só ataque sem parar para vencer a facílima batalha, depois escale até o topo do forte e pegue a Pyramod , a esfera que faltava. Retorne até a Tower of Marcus e escale-a até o pedestal amarelo para enfrentar o Earth Guardian. Derrote o lobo com alguém forte em ataques físicos, enquanto usa Norn e Klein para derrotar os fantasmas com seus ataques mágicos.

No Earth Guardian use o Power Item de Klein combinado com Mana Items, a arma de Norn e a Dark Arrow de Delsus. Assim, a batalha será ganha bem rapidinho. Restaure suas forças e suba mais três andares até conseguir o Gurgu´s Cane e enfrentar Quetzalcoatl. A luta não é mais difícil que as anteriores, mas exige certo cuidado.

Mantenha Klein usando seus Mana Items, recuperando vida junto com Marietta. Use Mark of Courage e os seus ataques que sejam mais fortes. Mas tome muito cuidado quando Quetzalcoatl começar a carregar o seu Null Sphere. Recupere toda sua energia e use Magic Shield de Norn para agüentar o tranco – esses são os únicos momentos que o chefe apresenta real perigo. Terminada a batalha, desça da torre e vamos, agora, em busca do segundo ingrediente para criar um Ruby Prism.

» Mana Item (Heaven Geode): na Tower of Marcus, um andar acima do Earth Guardian, ao lado da escada.

Beggur de novo

Volte para sua casa em Kavoc e receba uma proposta de duelo com Beggur. Encontre-o no Outdoor Theater (sudeste de Kavoc). Serão duas batalhas difíceis e consecutivas. As estratégias delas são muito semelhantes. Logo no início de cada uma, use Sleep de Norn para anular alguns de seus inimigos por alguns turnos e proteja Klein a qualquer custo, pois ele é essencial para curar o grupo e usar o Power Item com Aeroangel, além de impedir ataques carregados de rivais.

Marietta deve sempre manter Klein vivo e atacar quando puder. O mesmo vale para Norn e seu ataque de Telekinesis – muito útil nessas batalhas. Na primeira batalha, não poupe esforços para destruir Tonta e impedir que ele defenda Neun. Logo em seguida, destrua-o também para evitar suas chatas magias de cura. Feito isso é só finalizar os outros dois capangas. Tente deixar um dormindo para facilitar.

A segunda batalha é mais fácil que a primeira, bastando deixar Beggur para o final e repetir a tática descrita anteriormente. Vença a batalha e fique livre de Beggur de uma vez por todas. É hora de voltar para Kavoc. Veja a bagunça e siga para Arcose.

A cidade mineradora

Você chegará em Arcose e deve ir direto para as minas à noroeste. Após a cena sobre a reativação da máquina, você deve sair da mina para encontrar Rurona, que pedirá ajuda para fazer um item chamado Movagain (ler Mana Item). Vá para o Valiant Path (norte de Arcose), use Barrier e siga pelo meio do fogo até o final do percurso para ser abordado por um monte de Salamanders. Nessa batalha, comece usando um ataque que atinja muitos inimigos, como os de Lita, e, assim, destruir todos os inimigos mais fracos. Feito isso, é só derrotar o principal numa batalha fácil. Você só terá que impedir o golpe em que ele se incha usando algum ataque mais impactante, como o Jump Kick de Lita. Terminada a batalha, o Reptile Egg será seu. Volte para a mina para tranqüilizar as pessoas sobre a maldição do Salamander e vá para a Land of Mana

» Mana Item (Movagain): é necessário fazer essa parte logo após encontrar Rurona saindo da mina. Ajude-a procurando os ingredientes para seu item. O primeiro deles está na casa de Zeldalia; o segundo está com Hagel em Kavoc; o terceiro é uma pena da galinha vermelha em Duran; e o quarto está em Tower of Airfen. O problema é que todo esse percurso deve ser feito a pé, pois nesse momento do jogo, os teletransportes estão desativados. O último dos ingredientes só era conseguido após derrotar Baal, na Tower of Airfen, em uma luta complicada. Atacar sem parar é o único jeito de vencer. Monte um time de alto poder de ataque e com boa velocidade e ignore todos os efeitos adversos em seu status. Após a batalha, o Movagain será seu.

» Growloons:

Ao lado do local da luta contra os Salamanders. (foto)

Uma jornada

Retorne até a Poto´s Forest e acesse Iris´Resting Place para ver uma cena com Mull. Depois disso siga para a Land of Mana e descubra que para criar o Ruby Prism será necessário mais Mana. Siga para a aquela porta dentro da Alexia Cave (onde houve uma luta contra um dragão azul. Veja “Alexia Cave revisitado”). Siga até encontrar o mecanismo (foto). Ao usá-lo, uma porta se abrirá levando a uma caverna congelada.

Entre e vá pelo caminho mais à direita, desça pelo escorregador e uma cena mostrará o corpo de Pamela congelado. Dê a volta por toda a caverna para retornar até a sala anterior. De volta para Arcose, empurre a pedra que estiver no caminho dentro do grande buraco (foto 2). Fale com Pámela, em Arcose, e depois a leve até seu corpo congelado na caverna.

Leia as pequenas placas de pedra. Comece pela que está ao lado do escorregador. Faça o caminho de volta para encontrar outras quatro pelo caminho. Depois do escorregador, vire à esquerda e leia a última. Siga para a grande placa e Klein pronunciará algumas palavras que ativarão o mecanismo da outra sala. É hora de voltar até a Land of Mana e aprender o caminho para Silencia.

» Mana Item (Refractor): no caminho de retorno, após o escorregador na caverna congelada.

» Growloons:

Na Alexia Cave, dentro da caverna onde você enfrentou o dragão, existem sete Growloons.

São dois Growloons visíveis logo na entrada da caverna congelada, seguindo pela parte mais de baixa.

São dois após o escorregador na caverna congelada, no caminho de volta.

Silencia

Saia de Land of Mana e vá para o norte até encontrar uma placa de sinalização. Em seguida, vire à oeste e siga até o fim para, finalmente, ir para o sul e chegar em Silencia. Aqui também teremos uma sucessão de vários teletransportes. Comece usando o teletransporte de baixo. Na próxima sala, use o que estiver no canto sudeste e você terá que lutar para depois aprender Flight – essa habilidade permitirá que você voe.

Mude de tela e use outro teletransporte. Passe por baixo dos pilares de pedra, evitando passar por aquelas com setas, e depois use o teletransporte. Use Diemia para subir em cima dos blocos pretos e pule por cima dos blocos com setas para ficar no local indicado (foto).

Vá pela esquerda para alcançar a passagem com um amontoado de pedras e use o teletransporte no fim do caminho. Use Flight e voe por cima dos blocos rosas para chegar em outro teletransporte que levará para uma sala com várias escadas e um portão ao norte, pelo qual você deve passar. Suba as escadas e use o Reptile Egg na boca no pássaro dourado da direita. Caminhe até o altar para Klein criar o Ruby Prism e Lita aprender Pale Wing. Feito isso, retorne para a saída e siga para o Gates of Change.

» Mana Item (Uroborus): na sala com o portão no final de todos os teletransportes.

Kavoc em perigo

Ao chegar na Tower of Airfen depois de cruzar o Gates of Change, haverá um terremoto e Kavoc ficará em chamas. Vá para lá e enfrente alguns inimigos, começando pelos mais fracos e deixando o mais forte por último. Destrua os cinco Growloons usando Flight e voando por cima dos telhados para encontrá-los (todos estão bem visíveis).

Vá para o esgoto até aquela parte ao lado da sala com eletricidade para encontrar Beggur e lutar contra três Bugbears. Depois da batalha, encontre com o chefe desses monstros – ele está no canto noroeste do esgoto e é na verdade uma vampira. Essa luta terá muitos inimigos. Tente usar ataques de área que atinjam as Mull Beasts e esteja sempre pronto para se curar dos ataques delas. Depois derrote os outros até sobrar só a vampira (Baroness). Continue curando seus companheiros sempre que puder para estar preparado para os fortes ataques dela.

» Mana Item (Divine Shield): em cima do muro no canto sudeste da primeira parte de Kavoc. Use Flight para alcançá-lo.

» Growloons:

São cinco na primeira parte de Kavoc. Basta usar Flight para alcançá-los.

No canto sudeste do esgoto, ao lado da tora de madeira que leva até a passagem para a catedral. Um ao lado da escada que leva para a saída do poço; outro ao lado do local da batalha com a vampira (foto); e mais um ao lado das escadas que levam na loja de kavoc.

Mull

Vá para Iris´ Resting Place e veja a cena entre Arlin e Mull. Em seguida, você estará em um outro Gates of Change. Saia pela porta ao sul e siga pelo mapa principal até Selk´s Cry. Entre e desça as escadas, siga pelo caminho que não é necessário passar por cima da lava para mudar de tela e chegar a um tipo de jardim que dá acesso ao Mull´s Castle. Lá você deve usar Flight e conseguir altura para atravessar um enorme buraco e chegar em um portão no canto nordeste da tela. Entre para ver um portão protegido por raios que estão sendo gerados por dois dispositivos. Seu objetivo é desligar a proteção de raios nesse portão. Vá para a sala da esquerda até chegar num save point, e aproveite para descansar e ganhar um pouco de experiência, pois os inimigo aqui são difíceis.

Primeiro dispositivo
Use Transform e caia no pequeno buraco ao lado do save (foto 1), caminhando até encontrar um botão brilhante que abrirá passagem para outra área do castelo. Use Transform e volte até o save point. Retorne para a sala do portão e vá para direita. No final do corredor, use Diemia para subir num nível superior (foto) e vá para a esquerda até ficar em cima de um botão brilhante. Com Flight, desça vagarosamente para conseguir alcançá-lo e ativá-lo (foto 2). Retorne para o lugar que usou Diemia e siga para baixo para ativar outro botão brilhante e liberar o primeiro dispositivo.

Segundo dispositivo
Volte para onde usou Diemia e siga pela porta da direita, caminhando até o final para retornar ao jardim de Selk´s Cry. Destrua o Growloon e ative mais um botão brilhante. Volte até a sala do save point e desça as escadas no meio do caminho, para ativar o último botão brilhante que libera o segundo dispositivo.O portão principal estará sem eletricidade e lhe levará à luta final contra Amalgam.

» Growloons:

Nas escadas antes de chegar no jardim. Use Flight de um lugar alto, passe o rio de lava e siga em frente até chegar num lugar com pilastras de pedra que parecem que estão perdidas no cenário. Você consegue passar por cima delas e alcançar um Growloon.

São cinco alcançáveis no jardim de Selk´s Cry. Use Flight para alcançar quatro deles que estão espalhados pelos cantos da tela. O outro está atrás de um vidro que deve ser acessado por dentro da fortaleza, ao lado do botão brilhante no jardim.

Ao lado do primeiro botão brilhante, seguindo após subir em Diemia para alcançar o nível superior (ao lado dos mecanismos)

A batalha final

Esta luta depende de um pouco de sorte. Dois ataques de Amalgam são mais preocupantes. O primeiro é Element Extraction, que pode causar efeito de morte em um de seus personagens; o segundo é Reason´s Réquiem, que deixará todo o grupo quase morto. Klein é essencial para curar e reviver seu time, não o deixe morrer em hipótese alguma. Quando Element Extraction for ser usado, remova-o do grupo. Veja as ações principais que cada personagem deve ter durante a batalha.

Klein - Na maior parte do tempo use Klein para reduzir a defesa de Amalgam (Mark of Weakness) e aumentar o ataque do seu time (Mark of Weakness), além de curar seu time com Heal Bulb ou Elixir e revivê-los com New Life.

Marietta - O poder de cura de Marietta é muito forte. Use-o para proteger, Principalmente, ela mesma ou Klein, caso esteiam muito feridos. Se Klein morrer, ela assume a função de recuperar todo o time. Além disso, ela ataque quando a cura não for necessária.

Delsus - Use Flare Shot, sobretudo, quando Amalgam estiver com a defesa reduzida e use itens quando necessário – seja para recuperar Mana ou HP. Delsus também pode impedir alguns ataques antes deles acontecerem, o que pode ser muito útil para você ganhar alguns movimentos.

Norn - Você pode usar Norn para aumentar a defesa de Klein com Magic Shield e usá-la para atacar com Shrink.

Lita - Jump Kick é um ótimo golpe para tentar quebrar algum ataque carregado de Amalgam e tira uma boa quantidade de energia. Se quiser, use Pale Wing para aumentar sua força, mas cuidado com seu HP.

Acabada essa suada batalha, é só curtir o final!

Dungeon Extra

Após terminar o game e fazer o save bônus, você terá a chance de ir até Dungeon Extra, o que permitirá que Arlin volte ao seu grupo e que você possa usar o Luplus (Time Mana). Se essa Dungeon não ficar disponível, faça algumas das missões extras e termine o game novamente. Para ativá-la é necessário voltar até sua base em Kavoc e ver a conversa com Delsus sobre o lugar secreto em Ka Luda´s Playgroung.

O Gates of Change que leva até essa Dungeon está no canto sudoeste de Ka Luda´s Playground, num portal rosa. Entre na Mull´s Dungeon, desça as escadas e mude de tela para reencontrar Arlin e se unir a Luplus. Vá até o teletransporte no canto nordeste da tela para chegar num local com piso amarelo. Siga para cima, mate o Growloon no caminho e destrua os blocos que estiverem na frente com o poder de Uru.

Na próxima encruzilhada, vá para cima só para destruir outro Growloon e depois volte e siga para baixo até o teletransporte que leva para a sala vermelha. Seguindo pela esquerda vai ter mais um Growloon. Chegando numa encruzilhada com três caminhos, pegue o do meio e use o teletransporte que o levará a uma pequena sala com Flay e outro teletransporte. Use-o para chegar até um local com todos os outros Manas. Vá para cima até encontrar uma gigantesca pedra. Absorva-a para revelar um outro teletransporte que leva a outra região do castelo.

Use o teletransporte nessa tela para ser levado até a parte superior. Siga para a esquerda e use o outro teletransporte. Suba as escadas, extraia a grande pedra e use o teletransporte embaixo dela. Na próxima encruzilhada, vá para cima, use o teletransporte e siga pelo único caminho possível. Ignore a escada que tem para a direita e você encontrará outro que levará a uma sala com save. Use o teletransporte ao lado do save e na próxima encruzilhada siga para cima até chegar num outro com dois Growloons do lado. Utilize o teletransporte para encontrar a terrível batalha contra os Golden Pigs.

Essa luta é muito difícil, por isso não é recomendada caso Arlin e Lita não estiverem com, pelo menos, nível 60 e com as técnicas Bull´s Eye e Meteor Strike, no máximo. A técnica para facilitar um pouco a batalha é equipar armas mais fortes em Lita e Arlin (dê preferência para armas com Double) e equipamentos que aumentem o Attack.

Norn e Delsus devem estar na frente e Arlin ao fundo. Use o Bull´s Eye de Arlin e torça para que os porcos matem seus outros dois integrantes. Deixe-os mortos. Enquanto repete o Bull´s Eye de Arlin, os porcos defenderão pois não terão quem atacar e você pode causar dano neles sem eles terem chance de destruí-lo. Quando Arlin não tiver mais Mana, remova-o do grupo e coloque Lita. Repita o Meteor Strike até sua Mana acabar. Se os porcos ainda não tiverem morrido, use Power Item de Klein com Dragon Gem. Se não tiver conseguido matá-los dessa maneira, recomendo que ganhe mais experiência para aumentar seu poder de ataque e sua Mana.

» Mana Item (Laruba Key): no canto da direita na primeira tela, após passar o local com todas as Manas.

» Growloons:

Descendo as escadas, logo no início da Mull´s Dungeon.

Logo após o local que reencontrar Arlin.

Ente duas pilastras, no canto superior da tela em que reencontrar Arlin

São dois na sala com piso amarelo.

Um na sala com piso vermelho.

Um na sala com piso azul, na parte alta do cenário. Para chegar lá você deve usar Flight, estando no teletransporte na parte mais alta da tela.

Algumas missões extras

Estas missões são ativadas em alguns momentos específicos do jogo e, quando isso ocorre, um ícone com um ponto de exclamação aparece na tela. Fique atento.

1 - Livro macabro

Vá à loja em Arcose para o vendedor (Haan) lhe entregar um quadro (”old painting”). Leve-o até Lector na Collector´s Caravan e um monstro pulará para fora do quadro, é Baphy. A luta é extremamente fácil, basta usar ataques físicos fortes nele. Descubra que existe uma série de itens amaldiçoados dessa maneira. Volte e conte para Haan sobre o quadro para ganhar uma recompensa.

2 - O ladrão

Ao chegar em Kavoc, você verá um tumulto por causa de um ladrão em Arcose. Vá até lá e converse com Villa (loja de mantimentos), que lhe que também foi assaltada. O ladrão é um pássaro que está em Cleft of Nelvia, um pouco depois de passar por cima da primeira cabana (foto). Após derrotá-lo, você recuperará os itens roubados, que devem ser entregues para Villa.

3 - Fornecimento suspenso

Villa reclamará sobre o mercador que foi machucado no meio da estrada e, por casa disso, ela está ficando sem mercadoria. Vá até Kavoc e fale com Lyla na loja de mantimentos para pegar um pacote. Volte e entregue o pacote para Villa.

4 - O mapa

Ao chegar na Lapis Woods, Yach e Dia estarão com um pedaço de mapa. Delsus promete ajudar a encontrar o tesouro. Na taverna de Norman, o grupo conversará sobre o tesouro. Ele está na Empty Tavern (oeste de Cleft of Nelvia).

5 – Aventureira

Em Kovac, ao encontrar Rurona, ela estará deprimida por não ter conseguido explorar o Flawless Marvel e partirá em busca de outras cavernas. Ela estará na Alexia Cave, Iris´ Resting Place e Puni God.

6 - Festival em Duran

Fale com Finn na taverna, em Kavoc, para descobrir sobre o festival em Duran. Vá até lá e converse com o pai de Delsus. No final da conversa, você terá que salvar Faith de uma luta contra lobos para terminar a missão.

7 – Furnace

Paka, um dos personagens que fica no teletransporte, comenta que o Furnace da Iris´ Resting Place foi reconstruído. Vá até lá e Paco pedirá cinco bombas que podem ser facilmente compradas na Magic Shop, em Kavoc. Examine o objeto no centro da sala para tudo voltar a funcionar e completar a missão.

8 - Mana Item (Dragon Gem)

Em determinado momento no final do jogo, Rurona aparecerá em Kavoc dizendo que descobriu os ingredientes para o Dragon Gem. Caso você não tenha o Dragon Horn, compre-o na loja, em Arcose, e entregue para ela.

9 - Terremotos do Puni God

Finn comenta sobre terremotos causados pelo Puni God. Vá até lá para encontrar a região do estômago do Puni God lotada de Growloons. No total são oito. Destrua-os usando Flight. Depois, lute contra 3 Faux Puni. Termine a batalha e retorne para conversar com Finn.

10 - Pedido de Norman

Depois de criar vários tipos de comida para Norman, ele pedirá uma Frozen Rain. Entregue-a para ele e a missão estará completa.

11 - Pedido de avó

Em determinado momento do jogo, a avó de Delsius pedirá por uma White Flower. Fale com Lector na Collector´s Caravan e depois siga para a Hidden Village. Saia e vá em direção ao norte para entrar no Path of the Heavens. A White Flower estará em cima de umas pedras e espinhos ao sul da parte que leva até a montanha. Use Flight para alcançá-la. Leve a flor para a avó de Delsus para completar a missão.

12 - Aroma Material

Fale com a Chief of Water na Land of Mana bem no final do game para ela comentar sobre o trono de Mana. Volte até Lake Forwell e use Flight para alcançar uma das três estátuas semelhantes a Chief of Water. Depois de examinar uma delas, siga para Duran e no mapa principal vá para leste até chegar em Cleft of Nelvia. Faça a Spirit of Spring aparecer, veja a cena e depois retorne para Lake Forwell. Você deve examinar cada uma das três estátuas, sendo que cada uma delas consumirá 50 de Water Mana e, no término desse processo, a Sphere of Life será sua. Leve-a para o altar em Garden of Eternity (ao lado direito daquela escada escondida por arbustos) e, finalmente, receba seu segundo Aroma Material.

13 - Pedido de Mofuma

Fale com Mofuma na Hidden Village e ele pedirá Leftovers, que podem ser encontrados com facilidade na padaria em Arcose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário